sexta-feira, janeiro 05, 2007

" A INVEJAAAAAAAAAA"


Inveja é o desejo por atributos, posses, estatus, habilidades de outra pessoa. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do estatus de uma pessoa em relação à outra.

A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica. É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bençãos e prioriza o estatus de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.

A inveja é freqüentemente confundida com o Pecado Capital da cobiça, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é probida nos Dez mandamentos da Bíblia.

É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare. Outra expressão muito comumente usada no dito popular, para designar a inveja é a dor de cotovelo.

Inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões.

Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.

Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributo sofre uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".

10 Comments:

Blogger Luttchi said...

hauahauahaua...
olha q lindo...
ele se preocupa msm comigo...
tanto q entra todo dia no meu fotolog pra ver se eu postei algo pra poder comentar...
ah, muito obrigado, meu fã enrustido...
é muito boa a sua inveja... so aumenta meu ibope...
mas uma vez....
MEUS AGRADECIMENTOS!!!!
huhauaahuahau

9:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ola Lu..que bom ter conhecido uma pessoa assim ..que tem tanto a oferecer...e sempre tão atencioso...Sabe o quanto te admiro e tenho muito carinho pela pessoa especial que sempre é...Esse ano com certeza...tera grandes surpresas..uma delas eu prometo..ahahah..beijos meu querido..e continue sempre assim..nao mude nunca por nada ok...Beijos da sua fã Adri

6:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lu
Bom...
você sabe o carinho que tenho por ti.
Quem te conhece sabe quem é você!
Ignore pessoas que não dão a cara para bater!
Beijos meu anjinho lindo
TE AMO Sorriso lindo!
e todas sabem disso!
Inclusive sua namô! hehehehe

6:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

INVEJA???É A PIOR COISA QUE EXISTE NA VIDA DE UM SER HUMANO!!!NINGUEM É IGUAL A NINGUEM!!CADA UM TEM SEU ESTILO DE VIDA!!!PESSOAS DESOCUPADAS PAREM DE SE IMPORTAR COM A VIDA DOS OUTROS!!!DEUS DEU A VIDA PRA CADA UM CUIDAR DA SUA!!!BOM LU FORAM POUCAS PALAVRAS MAIS ACHO QUE SUFICINTES!!!BJÃO TE ADORO PACAS!!!

6:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa adorei isso aki... tenho certeza que você é uma pessoa muito especial, especil porque Deus mora em seu coração, e os que te invejam é porque gostariam de ser como você, e não conseguem, porque não tem a capacidade de ser puro de alma e coração.
Relativamente eu te adoro, o mundo seria bem melhor se existisse pessoas como você. É mais fazer o que! você é único, e pessoas únicas são exclusivas.

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

VOCÊ SABE AMAR?

Eu estou aprendendo.
Estou aprendendo a aceitar as pessoas, Mesmo quando elas me desapontam...

Quando fogem do ideal que tenho para elas,
Quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.

È difícil aceitar as pessoas assim como elas são, Não como eu desejo que elas sejam, È difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.

Estou aprendendo a amar...
Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos,
Escutar com a alma e com todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração, o que diz os ombros caídos, os olhos, as mãos inquietas.

Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais;
Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta.

Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada.

Descobrir a dor de cada coração. Aos poucos estou aprendendo a amar.

Estou aprendendo a perdoar pois o amor perdoa,
Lança fora as magoas, e apaga as cicatrizes
Que a incompreensão e insensibilidade gravaram no coração ferido.

O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos.
Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração.

O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.

Passo a passo, estou aprendendo a perdoar... a amar,
Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra
Dentro de cada vida, de todas as vidas...

Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação,
Pelas experiências duras vividas ao longo dos anos...

Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma...
E as possibilidades que Deus lhes deu.

Estou aprendendo... mas como é gratificante a aprendizagem!
Como é bom amar...

Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...
Aprendendo a por de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho...
Quando estes impedem o bem estar e a felicidade de alguém!

Como é bonito o dom de amar!!!

6:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi meu amigo...

Vc é uma pessoa linda, muito querido, me orgulho de te conhecer.

Que 2007 seja um ano só de bênçãos pra vc, muitas alegrias e paz.

Grande bj

Leka

6:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

As palavras são formas perfeitas de extravasar, desabafar e até atacar sutilmente (pra quem sabe ler nas entrelinhas...)
Podem ser dóceis, hostis, depende tb do estado de espírito de quem lê.
Dizem q pra conhecer alguém é só mergulhar no que a pessoa fala ou escreve (como no seu caso)! Que é possível saber, e até mesmo sentir o que se passava pela cabeça, pelo coração do escritor, e até mesmo a situação em q ele se encontrava.
Adorei conhecer este seu lado... sutil, inteligente e até romântico.. mas sem exageros..rs
Bjs Lu, te adoro! Vou visitar seu blog com mais freqüência

6:47 PM  
Blogger Kenys said...

Oi, Nano.

Estou dando uma passeada nos blogs dos amigos e resolvi passar por aqui.

Bem, não compactuarei nem opinarei sobre comentários e tal.

Quanto ao texto sobre a Inveja, meus parabéns, está coerente, coeso e bem articulado com citações extraordinárias. Se não foi um CTRL C + CTRL V, ratifico o elogio, vc me impressionou.

Abs

3:07 AM  
Anonymous Paty said...

Olá
Vi seu perfil no yahoo encontros, depois fiquei interessada em conhecer seu projeto e te encontrei no face e aqui. Fico muito feliz cada vez que encontro pessoas assim como você. Gostaria de saber mais sobre seu projeto, quem sabe poder ajudar. Faço parte de um grupo de orientação a familias de pessoas com deficiência no município em que moro e gosto muito de lidar com essas questões sociais. Se puder me escreva: e-mail e msn paty.tota@yahoo.com.br
Beijocas e parabéns!
Paty

1:53 PM  

Postar um comentário

<< Home

Indicador de Status